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Atividades

Artesanato

Nesta atividade são empregadas várias técnicas, como o desenho, a pintura, a colagem, o corte e a modelagem. Assim, de acordo com a habilidade e a capacidade de cada grupo, são produzidos quadros, bordados, tapeçarias, cestas, bandejas, colares, pulseiras, enfeites de natal, etc. Por se tratar de jovens com deficiência intelectual, essa é uma atividade contínua. Uma vez que não alcançamos o objetivo no ano, damos continuidade para o ano posterior..

Reforço Pedagógico

Esta oficina tem como objetivo principal fazer com que os assistidos desenvolvam suas potencialidades e sua capacidade de aprender. Trabalhar os conceitos matemáticos, o processo de iniciação a alfabetização, como também, dá continuidade nesse processo mas, sem esquecer, a auto percepção de si e do outro, do mundo que o cerca, da experiência e situações trazidas por cada indivíduo e dos sentimentos que os preenchem.
Mostrar que educar não é unicamente instruí-los, mas prepará-los para estar no mundo, para compreender os diferentes, ser críticos e atuantes e tomar decisões, ajudando-o no seu dia a dia, seja no âmbito escolar, família e sociedade.

Teatro, Música e Dança

As aulas visam o desenvolvimento de habilidades criativas e psicossociais dos alunos atendidos, abrindo espaço para o afloramento das inteligências múltiplas ou aptidões artísticas de cada um, percebendo a integração, a empatia e a autonomia como metas a serem buscadas incessantemente, assim como o autoconhecimento, a autoestima, funcionalidade, assertividade, resiliência, capacidade de adaptação às mais variadas situações e de resolução de conflitos, tendo como parâmetros valores como escuta, flexibilidade, respeito e harmonia, tanto na esfera do indivíduo quanto na coletiva.
Com estas atividades o terapeuta da Casa da Convivência exercita a musicalidade, a expressividade e o aspecto corporal de cada assistido, moldando as suas habilidades com o objetivo de se desenvolverem socioemocionalmente, visando sempre, ao mesmo tempo, sua funcionalidade, sua autonomia, superando suas limitações e inibições incessantemente, valorizando seus pontos fortes, dentro de uma perspectiva de inteligências múltiplas, Periodicamente são realizadas apresentações dos alunos diante de um público de familiares e amigos.

Ângela Câmara
Atriz formada pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) em 1997, atuando regularmente em teatro e vídeo;
Professora de artes cênicas para crianças, jovens, adultos e terceira idade desde 1996;
Formada em Direito pela Uni-Rio (1998);
Professora de desenvolvimento sócio-emocional (SFK, 2011);
Pós-graduação em Contação de Histórias no Imaginário Social pela UFRRJ (2014);
Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva pela AVM (2016);
Curso de mediação de conflitos pela Equilibre (2019).

Fisioterapia

A Fisioterapia, baseando-se nas disfunções sensoriais e nos distúrbios cinéticos, estimula, previne, minimiza e trata as alterações músculo esquelética. São utilizadas técnicas específicas, voltadas para a sintomatologia que a pessoa apresenta, além das atividades sensorio motoras. No caso da Casa da Convivência, por se tratar de jovens com deficiência intelectual, o trabalho é contínuo com prazo indeterminado.

Fonoaudiologia

O objetivo da fonoaudiologia é promover e/ou desenvolver a comunicação oral e/ou escrita de deficientes intelectivos, através de atividades realizadas nas áreas perceptocognitivas e motricidade oral.
Os cuidados com a saúde auditiva também são importantes, para sua plena inclusão social.
Na Casa da Convivência temos uma sala com equipamentos e materiais próprios para a realização de exames e práticas da Fonoaudiologia e periodicamente recebemos um profissional que examina, avalia e orienta nossos usuários e familiares.

Terapia Ocupacional

Na área de terapia ocupacional buscamos trabalhar o máximo do desempenho ocupacional, respeitando a individualidade, e subjetividade de cada indivíduo. Para tanto utilizamos atividades que vivenciam atividades de vida diária, atividades de vida prática e atividades de lazer, inclusive para as famílias. Nosso trabalho realizado sempre com orientações e avaliações direcionadas, visando a inclusão e inserção social de modo amplo, tem como objetivo propiciar autonomia e independência o mais plenamente possível, de modo que cada um possa desempenhar o seu papel frente a sociedade.

Hosana Francisco
Terapeuta Ocupacional. Pós-graduanda em MTC

Serviço Social

É um serviço realizado principalmente junto às famílias dos assistidos, no sentido de auxiliar a inserir o portador de deficiência intelectual satisfatoriamente no contexto social. Observa o histórico dos assistidos, em relação a problemas de relacionamento e as formas de tratamento já utilizado, conferindo ainda a composição de suas famílias, observando dentro do próprio ambiente familiar, o resultado do trabalho realizado na instituição. Visita externas quando for solicitada em parceria Psicóloga ou a pedagogia, triagens de novos assistidos.

Psicologia

O setor de Psicologia visa possibilitar a pessoa atendida o seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional através de um maior conhecimento de si, de suas potencialidades, de suas competências, de suas habilidades sociais, do desenvolvimento e reconhecimento de seus limites e sentimentos, da compreensão de normas e do respeito ao outro.
A Psicologia funciona também oferecendo suporte as outras áreas de saber, a medida em que acompanha e promove o desenvolvimento das funções cognitivas da pessoa atendida. Entretanto, o trabalho é realizado não somente dentro da instituição, mas sobretudo, fornecendo orientações através da Psicoeducação aos familiares da pessoa atendida, pois são estes os que passam a maior parte do tempo com eles, a fim de que sejam observadas as suas reações dentro do grupo, a sua resposta ao que é ensinado e as suas evoluções dentro do que lhe é oferecido. Realiza visitas domiciliar e escolar, conforme demanda, ao lado do Serviço Social e triagens de novas pessoas para admissão à instituição, promovendo assim, um relacionamento saudável e produtivo em diferentes contextos, a fim de que possam dar conta das demandas da vida adulta e vivam de maneira mais autônoma possível. Assim, a busca pela construção da subjetividade e identidade de cada pessoa atendida, perpassa pelo conhecimento de seus direitos e reconhecimento de seus deveres, tendo como objetivo final a conquista de uma qualidade de vida digna para todo e qualquer cidadão, como elemento de autorrealização e para o exercício consciente da cidadania.

Ana Maria Faria dos Santos – CRP 05/19140
Psicóloga e Neuropsicóloga
Graduação e Licenciatura em Psicologia. Especialização em Psicologia Hospitalar, Psicologia Jurídica com Docência do Ensino Superior, Orientação Educacional e Pedagógica, e Neuropsicologia Clínica. Mediadora e Perita Judicial

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