Comunicação, linguagem e fala

Comunicação Linguagem Fala
Comunicação Linguagem Fala

Qual a diferença entre a comunicação, a linguagem e a fala?

A comunicação é um processo complexo do nosso cérebro (funções cognitivas superiores) onde ocorre a troca de informações entre dois indivíduos ou mais que influenciará no comportamento do outro. Ela pode acontecer de diversas formas e através de combinações verbais (linguagem oral ou escrita) e não verbais (linguagem corporal, expressão facial e gestos).

A linguagem é exclusivamente humana. É através da linguagem que o indivíduo consegue desenvolver competências linguísticas de recepção, transformação e transmissão de informações. Para que isto ocorra é necessário compreender e ser capaz de formular a linguagem (linguagem compreensiva e expressiva).

A fala é o ato motor que permite que ocorra a transmissão de sons, palavras e frases (modo verbal oral de transmitir a mensagem). Ela pode ser caracterizada quanto à articulação oral, ressonância, voz, fluência e prosódia.

A comunicação, linguagem e fala do deficiente intelectual estarão comprometidas de acordo com o grau do prejuízo de suas funções cognitivas superiores, causado por um ou mais fatores que acompanham o desenvolvimento do cérebro.

É importante lembrar que os estímulos externos e as experiências vividas pelo indivíduo também são importantes para o desenvolvimento de uma plena comunicação social.

Rosane Ribeiro de Araújo – Fonoaudióloga da Casa da Convivência[*]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima