Dia do Terapeuta Ocupacional

Dia do Terapeuta Ocupacional

Hoje, dia 13 de outubro, celebra-se o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. Desde 1969, quando foi promulgado o Decreto-Lei que regulamentou estas profissões, celebramos nesta data o trabalho de muitos profissionais de nível superior dedicados aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos, na atenção básica, média complexidade e alta complexidade. Sua intervenção compreende avaliar o cliente, buscando identificar alterações nas suas funções práxicas, considerando sua faixa etária e/ou desenvolvimento, sua formação pessoal, familiar e social. A base de suas ações compreende abordagens e/ou condutas fundamentadas em critérios avaliativos com eixo referencial pessoal, familiar, coletivo e social, coordenadas de acordo com o processo terapêutico implementado.

O Terapeuta Ocupacional compreende a Atividade Humana como um processo criativo, criador, lúdico, expressivo, evolutivo, produtivo e de auto manutenção e o Homem, como um ser práxico interferindo no cotidiano do usuário comprometido em suas funções práxicas objetivando alcançar uma melhor qualidade de vida.

As atividades do profissional estendem-se por diversos campos das Ciências de Saúde e Sociais. O terapeuta ocupacional avalia seu cliente para a obtenção do projeto terapêutico indicado; que deverá, resolutivamente, favorecer o desenvolvimento e/ou aprimoramento das capacidades psico-ocupacionais remanescentes e a melhoria do seu estado psicológico, social, laborativo e de lazer.

Dia do Terapeuta Ocupacional
Dia do Terapeuta Ocupacional

“A forma com que realizamos nossas ocupações nos revelam quem somos e /ou como estamos. Assim também, a forma, o significado e sua função podem mudar quem somos e/ou como estamos”

João Paulo Charles Albino – Terapeuta Ocupacional

Aqui na Casa da Convivência Nossa Senhora Mãe do Belo Amor, buscamos trabalhar o máximo do desempenho ocupacional, respeitando a individualidade e subjetividade de cada indivíduo. Para tanto, com a terapia ocupacional utilizamos atividades que vivenciam ações de vida diária, de vida prática e de lazer, não só para nossos assistidos mas também para as suas famílias. Nosso trabalho realizado sempre com orientações e avaliações direcionadas, visando a inclusão e inserção social de modo amplo, tem como objetivo propiciar autonomia e independência o mais plenamente possível, de modo que cada um possa desempenhar o seu papel frente à sociedade.

Hosana Francisco Terapeuta Ocupacional

Saudamos nossa querida Hosana Francisco pelo seu dedicado trabalho à frente do serviço de Terapia Ocupacional na Casa da Convivência e desejamos-lhe muitas realizações e alegrias tanto no seu trabalho como em sua vida particular. De coração, somos todos muito gratos por podermos contar com seu empenho e amor por cada um dos nossos assistidos.

A vida não oferece promessas nem garantias. Apenas possibilidades e oportunidades.

2 comentários em “Dia do Terapeuta Ocupacional”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima