Autonomia e Independência

Autonomia e Independência

AUTONOMIA: Aptidão ou competência para gerir sua própria vida,valendo -se de seus próprios meios,vontade e/ou princípios.

INDEPENDÊNCIA: É a desassociação de um ser em relação a outro, do qual dependia ou era por Ele dominado. É o estado de quem ou do que tem liberdade ou autonomia.

As pessoas de modo geral, tendem a se utilizar dos termos autonomia e independência, como se fossem sinônimos, no entanto, a primícias dos dois tem como principal discrepância, a capacidade subjetiva de cada indivíduo, pois independência plena não existe, pois sempre necessitaremos de terceiros, para algo que não temos capacidade de realizar ,ou até mesmos porque não desejamos realizar.

Como por exemplo podemos citar os meios de transporte que nos auxiliam a transitar pela cidade, isso nos faz pensar na dependência de locomoção que já não se mostra plena.
No entanto, a escolha do meio de transporte é nossa, sobre como vamos nos locomover, se é de carro, trem, metro, ou ainda outros, que são diversos e não cabe a aqui citar todos.

Então, essa escolha se trata de autonomia, permeia pela capacidade de decisão, ou até mesmo pela gerência de vontade.

Nosso trabalho na terapia ocupacional busca equalizar esses conceitos buscando, favorecer o melhor desempenho ocupacional de cada indivíduo dentro de suas capacidades e competências.

Para tanto nos utilizamos das atividades de vida e prática, atividades instrumentais de vida diária, e atividades de laser.

Hosana Francisco – Terapeuta Ocupacional
Crefito-2 12.171 T.O.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima